Justiça

Articulações para eleições no TJ são intensificadas; saiba quem são os candidatos

BNews
A eleição para os cargos de presidente, 1ª e 2ª vice-presidência do TJ pode acontecer em dois turnos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 07/11/2023, às 09h01 - Atualizado às 13h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proximidade das eleições no Tribunal de Justiça (TJ), as articulações para escolha da Mesa Diretora da Corte já começam a se intensificar.  As eleições para os cargos que vão compor a mesa vão acontecer ainda este mês.

Os nomes já estão no tabuleiro, no entanto, alguns favoritos para as seis vagas já foram sinalizados por integrantes do Tribunal. Com o fim do biênio sob a gestão do desembargador Nilson Soares Castelo Branco, os novos nomes vão conduzir o Tribunal no período de 2024 a 2026. 

De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, uma das pretendentes é a desembargadora Cinthya Resende e a outra é a atual vice-presidente, Gardênia Duarte. Elas são juízas de carreira e possuem um bom relacionamento com a sociedade baiana e dentro do poder judiciário.

Os desembargadores João Bosco de Oliveira, José Alfredo Cerqueira Silva, Roberto Maynard Frank, Lindivaldo Reaiche Raimundo Brito, e a desembargadora Pilar Célia Tobio também seguem na disputa. 

A eleição para os cargos de presidente, 1ª e 2ª vice-presidência pode acontecer em dois turnos. São eleitos os desembargadores que obtêm a maioria absoluta dos votos. Caso nenhum candidato alcance os votos exigidos é realizada nova votação entre os dois mais votados. No caso das Corregedorias, o pleito ocorre em turno único e é definido por maioria simples. Em caso de empate, será eleito o desembargador mais antigo na carreira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp