Justiça

Caso Sara Mariano: Mãe de cantora assassinada diz que continuará lutando pela guarda da neta

Reprodução/Redes Sociais
Justiça indeferiu pedido de mudança de guarda da menor feito pela mãe de Sara Mariano, Dolores Freitas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 13/12/2023, às 10h26 - Atualizado às 13h31


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça concedeu a guarda provisória da filha, de 11 anos, de Sara Mariano para a família de Ederlan, pai da criança e acusado de ser o mandante da morte da cantora gospel. O BNews teve acesso, com exclusividade, sobre a decisão, que foi divulgada na última terça-feira (12), e mantém o que já havia sido definido pela pela justiça.

Após decisão, o escritório de advocacia que representa Dolores Freitas, mãe da cantora gospel, afirmou que não irá divulgar outros detalhes do processo porque o mesmo corre em segredo de justiça. Ainda em nota, aos representantes de Dolores disseram que não há "vencedores" com essa decisão. (veja o posicionamento completo no fim da reportagem).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

"Importante ressaltar que no caso em questão não há vencedores ou perdedores. Duas famílias literalmente foram destruídas e uma criança, menor, sem dúvidas, se torna vítima por extensão do feminicídio de sua mãe, Sara Freitas", diz o trecho.

O escritório de advocacia disse ainda que vai analisar a decisão judicial e vai interpor recurso para o Tribunal de Justiça. "Até porque a senhora Dolores tem a firma convicção de que possui melhores condições de cuidar de sua neta menor, proporcionando um ambiente seguro, afetuoso e condizente com o legado de Sara Freitas".

Ainda na decisão desta terça, fica também estabelecido que somente os avós paternos exercerão a guarda, excluindo-se dela Ederlan, ainda que ele deixe a prisão. O lar de referência continua sendo o dos avós paternos.

O magistrado destacou ainda, seguindo parecer do Ministério Público, que nesta fase busca-se assegurar o interesse da menor, sem, com isso, "premiar os avós paternos e seu censurável modus operandi, eis que evidenciados indícios de alienação parental", que deverão ser apurados em momento posterior do processo de guarda.

A manutenção da guarda com os avós paternos também objetivou evitar mais uma mudança brusca na vida da criança de 11 anos, que estaria sujeita a alteração (modificação ou revogação) por juízo de segunda instância.

Também consta na decisão que a filha de Ederlan e Sara Mariano tem seus direitos assegurados sob a guarda dos avós paternos, tendo, além da convivência com os avós, a companhia de uma prima adolescente com quem possui vínculo afetivo desde pequenina, o que amplia o ambiente de acolhimento  para que a menor supere o luto pela perda da mãe.

O marido da cantora gospel, Ederlan Mariano, está preso no Complexo da Mata Escura desde o dia 28 de outubro. Além dele, outros quatro suspeitos de envolvimento no crime estão presos. O corpo de Sara foi encontrado três dias após o desaparecimento em uma área de mata às margens da BA-093, na região de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.  

O programa 7 da Matina, da BNewsTV, comentou sobre a decisão judicial na manhã desta quarta-feira (13). (assista abaixo).

Foto: Reprodução

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp