Justiça

OPERAÇÃO FAROESTE: CNJ abre de processo contra desembargadora do TJBA; saiba quem

Reprodução / Redes sociais / Facebook
Cassinelza da Costa Santos Lopes foi afastada do cargo por causa do desdobramento da operação Faroeste  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes sociais / Facebook
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 16/11/2023, às 10h24 - Atualizado às 10h30


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra uma desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Trata-se de Cassinelza da Costa Santos Lopes que foi afastada do cargo. Essa decisão ocorre devido ao desenrolar da operação Faroeste.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O órgão investigará os indícios de um possível falta funcional que tem a ação criminal sendo analisada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o ministro Luis Felipe Salomão, esses indicativos apontam para um provável conluio da magistrada. Ela seria cúmplice do promotor de Justiça Alex Moura e os autores de um usucapião de fazenda no Estado da Bahia.

Quando essa ação foi distribuída no TJBA, várias ações reforçaram a suspeita de falta funcional. Entre elas uma suposta violação de vários requisitos necessários para o andamento da ação. De acordo com o ministro, que é corregedor nacional de Justiça, há indicativos do envolvimento da magistrada no caso, o que justifica a atitude do CNJ.

Como a desembargadora atua em Câmara Cível e está respondendo a processo criminal no STJ, não é conveniente sua permanência à frente da jurisdição", explicou o corregedor.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (14):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp