Justiça

Coleta de pilhas: MPBA constata poucos pontos de coleta e falta de informação à população em Salvador; confira

Reprodução/Pixabay
Coletores e cartazes que integram campanha para instalação de pontos de coleta em farmácias e supermercados foram distribuídos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay


Ação fiscalizatória realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos que vendem pilhas em Salvador identificou, na manhã desta quarta-feira (21), o baixo cumprimento da obrigação de instalação de pontos de coleta de pilhas e baterias usadas na capital. Na Av. Manoel Dias, de um total de nove estabelecimentos inspecionados, onde há uma grande concentração do número de farmácias, apenas três coletores foram encontrados e, somente um deles informava  sobre instalação dos pontos de coleta entre os seus funcionários, conforme constatou a promotora de Justiça Hortênsia Pinho, que notificará os estabelecimentos.

Para Pinho, a inspeção, que percorreu também supermercados na Avenida Paralela, demonstrou a importância e necessidade de intensificação da campanha lançada pelo Ministério Público da Bahia MPBA em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Elétron no último dia 15, voltada ao descarte correto do material, por meio da instalação de pontos de coleta em farmácias e supermercados.

Coletores e cartazes que integram a campanha para instalação nas farmácias e supermercados foram entregues pela promotora, que lembrou que “Salvador arrecada apenas 800 quilos de pilha anualmente, enquanto Recife, que tem uma população inferior à da capital baiana, arrecada 5 toneladas. Brasília, que tem população proporcional a de Salvador, arrecada 8 toneladas”.

Para quem pretende aderir à coleta responsável, importante saber que as entregas do material podem ser realizadas em cerca de 200 pontos de coleta nas farmácias e supermercados da capital, além das estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas: Estação Águas Claras, Estação da Lapa, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas). Estão sendo aceitas pilhas comuns, usadas no dia a dia, como as de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)