Justiça

Conselheiro da OAB-BA denuncia campanha eleitoral antecipada de diretoria da entidade

Reprodução | OAB-BA
Advogado Ruy João menciona que posturas como essa fazem com que a OAB-BA sofra com processos judiciais  |   Bnews - Divulgação Reprodução | OAB-BA
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 06/09/2024, às 17h06 - Atualizado às 18h26



O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Ruy João, fez um apelo durante sessão plenária da entidade ocorrida nesta sexta-feira (6), referente a um possível lançamento de candidatura antecipada por parte da chapa de situação para as eleiçõe da entidade.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

De acordo com as palavras do advogado, as atitudes poderiam ser vistas como uma espécie de "atendado á democracia" da OAB-BA e disse que a diretoria da Ordem deve dar exemplo para as demais instituições.

"No último dia 20 de agosto se lançou a candidatura da chapa da situação. Logo em seguida, a vice-presidente também fez veicular pela imprensa que ela é candidata ao Conselho Federal. Muito me preocupa essa postura da diretoria e de seus membros", disse Ruy João, se referindo a atual vice da OAB-BA, Chris Gurgel.

O advogado cita ainda o regimento em que menciona a proibição de campaha antecipada: "O provimento número 222 de 2023 do Conselho Federal diz expressamente em seu artigo 16 que é redada a campanha antecipada caracterizada por pedido explícito ou implícito de voto ou indicação de candidatura futura ou precandidatura vinculadas ao nome de candidato ou de movimento ao lema futuro de chapa ou ao grupo organizador".   

Ruy João ainda menciona que posturas como essa fazem com que a OAB-BA sofra com processos judiciais e menciona especificamente a um caso da subseção de Vitória da Conquista, onde teria uma sentença da Justiça Federal anulando uma eleição da Ordem no território baiano. 

Diante deste fato, o conselheiro suplica e roga à Diretoria que se declararam candidatos que não participem mais de inaugurações ou reinaugurações de salas de advocacia, além de praticar atos políticos eleitorais.

“Vamos evitar para não termos a seccional da Bahia envolvida mais uma vez em um processo judicial pendentes de julgamento pela Justiça Federal”, pontuou o advogado Ruy João.

Após a declaração do conselheiro, a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, afirmou que as alegações de Ruy João devem ser feitas formalmente e que desconhece o lançamento de candidaturas antecipadas.

O BNews tentou contato com a OAB-BA, com a finalidade de buscar um posicionamento a respeito da fala do advogado. No entanto, até o momento do fechamento desta matéria, a Ordem não respondeu mensagens e nem atendeu às ligações feitas pela reportagem.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)