Justiça

Dallagnol, Janot e procurador são condenados pela Câmara do TCU a devolver dinheiro de diárias e passagens

Fernando Frazão/Agência Brasil
Procuradores terão que devolver uma quantia de mais de 2 milhões de reais aos cofres públicos  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 09/08/2022, às 13h35 - Atualizado às 13h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão foram condenados, nesta terça-feira (9), pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU), a ressarcir os cofres públicos por dinheiro gasto pela da força-tarefa da Lava Jato com diárias e passagens.

O caso, que é apurado desde o ano de 2020, teve o relatório do ministro Bruno Dantas aprovado nesta terça-feira (9) por 4 votos a zero. Na mesma investigação, sete procuradores foram inocentados.

De acordo com as investigações, houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens, além do dano causado nos cofres do país. O ressarcimento deverá ser de R$ 2,8 milhões. Janot e Dallagnol já informaram que vão recorrer a recurso.

A decisão da Câmara foi de que o modelo utilizado pela força-tarefa da Lava Jato foi antieconômico, causando prejuízos aos cofres públicos. Para os ministros, ainda houveram ofensas ao princípio da impessoalidade, em razão da falta de critérios técnicos que justificassem a escolha dos procuradores que integrariam a operação.

O ministro Bruno Dantas, relator do processo, afirmou que não foram avaliadas outras opções, que seriam mais econômicas, do que o modelo adotado pela força-tarefa. De acordo com Dantas, o modelo adotado só seria viável se a operação durasse pouco tempo, e não por uma operação de sete anos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp