Justiça

Desembargador Maurício Kertzman toma posse como membro efetivo do TRE-BA nesta segunda-feira

Divulgação
Solenidade ocorrerá na tarde desta segunda, às 17h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2024, às 14h27   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O desembargador Maurício Kertzman Szporer toma posse, na tarde desta segunda-feira (8), a partir das 17h, como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A solenidade ocorrerá no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!


"Fui membro da Corte Eleitoral entre 2010 e 2014 por dois mandatos na classe de jurista e agora volto pela classe de desembargador. Aprendi a beleza e a grandeza do julgamento em colegiado no TRE Bahia e aqui começou minha paixão pela magistratura”, afirma o desembargador. 


O magistrado destaca, ainda, que um dos grandes desafios dos tribunais eleitorais da atualidade é garantir a legítima manifestação popular no mundo contemporâneo, em uma era do uso da inteligência artificial.


Para Kertzman, o objetivo é “tornar a vontade popular descontaminada de todos os abusos: econômicos, políticos, religiosos, nacionais e internacionais”. Apesar da dificuldade, o desembargador demonstra profundo otimismo, pois “os tribunais eleitorais têm se mostrado corajosos guardiões da democracia”.


Sobre o magistrado

O desembargador é natural de Salvador e foi eleito com 43 votos durante a sessão plenária do TJBA, em 28 de fevereiro deste ano. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente está cursando mestrado em Direito Constitucional.


Com uma carreira profissional iniciada em 1995, ocupou a posição de juiz-membro na Corte Eleitoral de 2010 a 2014, quando foi nomeado desembargador pelo TJBA. Além disso, contribuiu como Assessor da Presidência na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em duas gestões, sendo também membro do Conselho da Magistratura, presidente da Segunda Câmara Cível e presidente das Sessões Cíveis Reunidas. Foi membro da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos e hoje preside a Comissão de Informática do Tribunal.


Pra todos verem: Desembargador Maurício Kertzman posa para foto em uma sessão do Pleno. Homem branco, veste toga, traje usado por desembargadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp