Justiça

Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de censura e questiona: “Por que você está fazendo isso?”

Reprodução/Twitter
“Por que tanta censura no Brasil?”, questionou o dono do Twitter/X a Moraes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 06/04/2024, às 21h28 - Atualizado às 21h30   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Atual dono do Twitter/X, o bilionário Elon Musk tem demonstrado sua indignação com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a quem acusa de censura. Neste sábado (6), o empresário sul-africano questionou o fato de a Justiça brasileira ter determinado o bloqueio de contas populares da rede social no País.

“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, questionou Musk sobre a decisão do ministro. Segundo o Twitter/X, a plataforma foi forçada a realizar o bloqueio de alguns perfis na rede social. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, afirmou em pronunciamento.

Apesar de alegar que a plataforma está proibida de informar qual tribunal ou juiz ordenou o bloqueio das contas, a menção de Elon Musk a Moraes gerou especulações sobre a autoria da decisão. “Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem”, afirmou o X. “Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil”, emendou.

Mesmo diante da determinação da Justiça brasileira, a plataforma afirmou que contestará legalmente as ordens e fará o que for possível para reverter a situação. “O povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, tem direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades”, completou.

Censura

Mais cedo, Elon Musk respondeu a um post de Alexandre de Moraes no X, publicado no dia 11 de janeiro de 2024, onde o ministro parabeniza Ricardo Lewandowisk por sua chegada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”, questionou o empresário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp