Justiça

Gilmar Mendes se irrita com advogado após discussão sobre juiz de garantias

Reprodução/Antônio Cruz (Agência Brasil)
Implantação da figura do juiz de garantias foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do processo, em 2020  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Antônio Cruz (Agência Brasil)

Publicado em 24/05/2023, às 17h16   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se irritou nesta quarta-feira (24) durante sessão na Corte após o advogado Alberto Pavie pedir que o julgamento sobre juiz de garantias fosse levado ao plenário virtual, de acordo com o portal Metrópoles.

“Isso é para adiar ainda mais o julgamento?”, questionou o ministro.

O julgamento da matéria está previsto para esta quarta (24), mas é o oitavo item da pauta e corre o risco de não ser julgado. “Eu fico constrangido que venha esse tipo de questão que está nos impedindo de tratar do tema que nós temos que tratar”, reclamou Gilmar.

A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, apenas respondeu: “Eu ouvi e decidirei”.

A implantação da figura do juiz de garantias foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do processo, em 2020. Até o momento, o caso não foi julgado definitivamente pela Corte.

A adoção do juiz de garantias estava prevista para entrar em vigor no dia 23 de janeiro de 2020, conforme o pacote anticrime aprovado pelo Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp