Justiça

"Golpe do falso advogado": OAB solicita investigações da PF sobre o caso; saiba mais

Reprodução/Pixabay
"Golpe do falso advogado" tem se espalhado por todo o território nacional  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay


O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, encaminhou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando que a Polícia Federal (PF) investigue fraudes eletrônicas envolvendo a falsa identidade de advogados e servidores públicos, nesta segunda-feira (31).

Segundo informações do portal Migalhas, a medida busca combater o chamado "golpe do falso advogado", cujo esquema criminoso tem se espalhado por todo o território nacional, atingindo principalmente pessoas que aguardam o pagamento de valores judiciais, como precatórios e RPVs - Requisições de Pequeno Valor, e que vem prejudicando cidadãos em diversas regiões do país. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A atuação da PF é essencial, de acordo com a OAB, devido ao caráter interestadual e cibernético dos crimes, com o objetivo de reforçar a segurança jurídica e preservar a confiança no Sistema de Justiça.

Ainda segundo a OAB, os criminosos utilizam informações públicas sobre processos e sistemas informatizados para obter dados sensíveis das vítimas. Simulando comunicações oficiais, eles se fazem passar por advogados ou servidores do Judiciário, induzindo as vítimas a realizarem transferências bancárias indevidas.

Neste quesito, a OAB destacou que os prejuízos não se limitam ao aspecto financeiro, mas os golpes afetam diretamente a credibilidade da advocacia e da Justiça brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)