Justiça

Governo Bolsonaro pede e Lewandowski amplia prazo sobre vacinação infantil

Divulgação
A AGU pediu mais tempo para apresentar um plano da vacinação infantil  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/12/2021, às 16h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal tem agora até o dia 5 de janeiro para fornecer um plano para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a pedido da AGU (Advocacia-Geral da União). As informações são da CNN Brasil.

No domingo (19), o órgão solicitou a extensão do prazo utilizando como argumento o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Ele inclui a realização de uma audiência pública sobre o tema, que ocorrerá no dia 4, com resultado no dia 5.

Na sexta-feira (17), Lewandowski deu um prazo de 48h para que o governo federal se manifestasse sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante da Pfizer para vacinar esse público.

Leia mais: Covid-19 já matou mais crianças que doenças reduzíveis com vacinas em 15 anos

Bolsonaro sobre vacinação infantil: “Inacreditável o que a Anvisa fez”

Perseguição aos técnicos da Anvisa é uma vergonha nacional, diz Gilmar

Queiroga fala em "pressa"

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que "a pressa é inimiga da perfeição", se referindo à vacinação infantil contra a covid-19.

"A pressa é inimiga da perfeição. Principal é a segurança", disse Queiroga, ao ser questionado se não seria possível antecipar o processo para as últimas semanas deste ano.

"No ano de 2021, considerando o pico, onde teve 4.000 óbitos, crianças de 5 a 11 anos [foram] menos de 150 óbitos. Não que eu esteja menosprezando, cada vida é importante", completou.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter pedido ao ministro que os pais e responsáveis de menores de 12 anos tenham que assinar um termo de responsabilidade para vacinar as crianças, além da exigência de receita médica.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp