Justiça

Justiça determina penhora de famoso shopping

Foto: Divulgação
Famoso shopping tem ligação com grupo envolvido no processo de falência do Banco Santos  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 29/03/2023, às 12h55   Cadastrado por Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça decretou a penhora de 50% do shopping Eldorado, um dos shoppings centers mais famosos de São Paulo, em favor da massa falida do Banco Santos, que foi à falência no ano de 2005. A decisão saiu no dia 20 deste mês e foi deferida pela 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ainda cabe recurso.

O percentual determinado pela Justiça corresponde à quota detida por empresários do Grupo Veríssimo, apontado como um dos maiores devedores da instituição financeira. A inadimplência do grupo junto com o banco é estimado em cerca de R$ 2,1 bilhões.

De acordo com o desembargador relator do caso, Heraldo de Oliveira, ficou claro que os devedores estariam "escondendo seus bens" e transferindo suas titularidades para outras empresas da família e para contas abertas em "paraísos fiscais". 

"Fica patente a confusão patrimonial entre as empresas, seus familiares e os devedores, configurando grupo econômico constituído para ocultar o patrimônio dos executados e evitar o pagamento de suas obrigações", afirmou o desembargador.

FALÊNCIA DO BANCO SANTOS

O Banco Santos sofreu intervenção do Banco Central no ano de 2004 após um rombo de mais de R$ 2 bilhões. Em 2005 teve sua falência decretada. Edemar Cid Ferreira, dono da institução financeira, tenta reverter a decisão uma vez que para ele o banco faliu em razão de pessoas que fizeram empréstimos e não pagaram suas dívidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp