Justiça

Justiça determina retirada de vídeos com conteúdo homofóbico de André Valadão; saiba detalhes

Reprodução / Redes Sociais
YouTube e Instagram deverão retirar conteúdos de Valadão em até cinco dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 11/07/2023, às 18h40   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Por determinação da Justiça de Minas Gerais, divulgada nesta segunda-feira (10), o YouTube e o Instagram terão cinco dias para derrubar conteúdos de cunho homofóbico divulgados pelo pastor André Valadão. Em caso de descumprimento, a multa será no valor de R$ 1 mil por dia. 

No total, nove vídeos que incitam "violência ou discriminação" contra a população LGBTQIAP+ devem ser retirados do ar. Entre eles está o culto "Deus Odeia o Orgulho", transmitido em ao vivo em junho, pela internet, direto dos EUA, pelo pastor.

O conteúdo foi divuglado em perfis da Igreja Batista da Lagoinha e de Valadão, além de veículos de imprensa.

A decisão do juiz federal José Carlos Machado atendeu a parte de uma ação civíl pública movida pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais na semana passada. O conteúdo deve ser retirado do ar em até cinco dias sob pena de multa de R$ 1 mil por dia para as empresas.

Segundo o magistrado, o pastor "tem influência sobre um número significativo de fiéis e seguidores" e "excedeu os limites da liberdade de expressão e de crença". Ainda de acordo com a decisão, a continuidade das publicações podem causar "desestabilização social" pelo "potencial homofóbico e transfóbico".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp