Justiça

Lei que pretendia alterar designação da Guarda Civil para Polícia Municipal é barrada

Ilustrativa | Reprodução | Prefeitura de São Paulo
Lei do município de Itaquaquecetuba foi suspensa em caráter liminar  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa | Reprodução | Prefeitura de São Paulo
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 12/03/2025, às 12h22



O Tribunal de Justiça suspendeu, em caráter liminar, a eficácia de lei da cidade de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, que alterava a designação da Guarda Civil local para Polícia Municipal.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o Ministério Público de SP apresentou a justificativa do desembargador Ademir Benedito. "Aponta que o termo 'polícia' é utilizado para órgãos específicos, com atribuições bem delineadas no texto constitucional, que não se confundem com as das guardas, não podendo o Município, a pretexto de autonomia legislativa, alterar a denominação da guarda municipal consagrada no artigo 144, §8º, da CF/88, mesmo que ambas apossam atuar na área de segurança pública, desempenhando funções complementares, ou eventualmente coincidentes (como prisão em flagrante de crime Tema 556, repercussão geral)".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)