Justiça

"Mais uma vez a gente vê os carentes sendo objeto de uma das maiores fraudes do país", diz Ruy João sobre fraude no INSS

Reprodução / OAB-BA / Arquivo
O advogado trabalhista Ruy João foi o entrevista do Se Liga Bocão, na Rádio Baiana FM, nesta quarta-feira (23)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / OAB-BA / Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 23/04/2025, às 21h52



O advogado trabalhista Ruy João, em entrevista na noite desta quarta-feira (23), ao "Se Liga Bocão", na Rádio Baiana FM, comentou a operação da Polícia Federal que desarticulou um esquema de fraude no INSS e apontou que, mais uma vez, aposentados e pensionistas são as maiores vítimas. O advogado foi entrevistado por Zé Eduardo e por Rafael Albuquerque.

"Mais uma vez a gente vê os carentes, pobres, os aposentados e pensionistas sendo objeto de uma das maiores fraudes do país. Mas devo retificar sua informação: a operação, embora tenha começado em 2023 por força das denúncias, essa prática de alteração e de descontos indevidos se concretiza desde 2019. Não é nova a fraude. Ela foi objeto de denúncias a partir de 2023 quando se instaurou essa Operação Sem Desconto, que é o nome que ela recebeu", declarou Ruy João.

O advogado ainda complementou: "A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União vêm desde 2023 investigando e apurando e chegando à conclusão de que várias entidades e associações, sindicatos, entidades que se constituíram com a finalidade de supostamente beneficiar pensionistas e aposentados, na verdade elas firmavam com o INSS convênios, termos de ajuste fraudulentos, termos de cooperação fraudulentos para se beneficiar, ludibriar, enganar, burlar a legislação. Como você disse, são seis bilhões e 300 milhões envolvidos, recuperados até o momento, salvo engano, algo em torno de um bilhão".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)