Justiça

Metrô é condenado por impedir jovem autista de entrar em vagão com cão-guia

Divulgação/Pref. Campinas
Em 2022, Arthur Skyler Santana de França havia sido barrado em uma estação ao tentar entrar no terminal com seu cão-guia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Pref. Campinas

Publicado em 03/04/2023, às 21h33   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terá que pagar R$ 10 mil por danos morais a um jovem autista impedido de entrar na estação com seu cão guia. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e foi publicada nesta segunda-feira (3). Em 2022, Arthur Skyler Santana de França havia sido barrado em uma estação ao tentar entrar no terminal com seu animal.

“Eu preferiria não ter que lutar para ter isso, mas, infelizmente não foi a realidade”, disse o jovem. Ele contou esperar que o caso sirva de exemplo para que o problema não se repita. “Espero que agora eles sejam mais inclusivos e preparem sua equipe para que possam acolher outros condutores também. Lidar com pessoas com deficiência é simples, só precisam de mais educação na área”, frisa.

De acordo com o advogado de Arthur, Antônio Lázaro, a justiça foi feita. “Ele depende do transporte público, é importante que tenha o acesso garantido e sem qualquer restrição”. Questionada, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ainda não havia respondido até a última atualização deste texto. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp