Justiça

Milhões de processos com erros de identificação e endereço motivam morosidade na Justiça brasileira

Gil Ferreira / CNJ
Erros de nome, RG, CPF ou endereço de autores e réus tem prejudicado andamento da Justiça brasileira  |   Bnews - Divulgação Gil Ferreira / CNJ
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 13/02/2024, às 09h24


FacebookTwitterWhatsApp

Os tribunais brasileiros são famosos pela letargia durante os julgamentos que por vezes podem levar anos para serem julgados. Recentemente o Poder Judiciário divulgou o motivo pelo qual isso acontece. De acordo com a Justiça, milhões de processos que tramitam nos últimos anos em todo o país contém erros de identificação, como nome, RG, CPF e endereço.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Entre eles, também há dados errados ou falsos e falta de informações e dados jurídicos cadastrados de forma incorreta. Ao todo, 40 milhões dos processos, cerca de 20% do total apresentou esses problemas, o que aumentou a morosidade e a dificuldade na atuação do Poder Judiciário.

Há quatro anos que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recolhe os números de demandas processuais com problemas. Essas situações são conhecidas como ações de inconsistências. Esses processos se iniciaram nas últimas décadas e ficaram em tramitação em análise. No momento, dos 195.595.520 processos, 39.790.342 tiveram erros identificados até novembro de 2023. A ideia do CNJ é diminuir a quantidade de causas com algum tipo de erro, mesmo àqueles que estão arquivados pela Justiça.

Assista a transmissão do Carnaval de Salvador dessa terça-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp