Justiça

Ministério da Justiça solicita que Google e Apple incluam senha e biometria para acesso a apps de e-mail

Ilustrativa/Freepik
Ação integra um conjunto de medidas do programa Celular Seguro  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik

Publicado em 08/08/2024, às 23h20   Gabriela Araújo



Por meio de ofícios enviados na última terça-feira (6), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou que o Google e a Apple aumentem a segurança dos usuários no acesso aos aplicativos de e-mail instalados em celulares. A ação integra um conjunto de medidas do programa Celular Seguro, ferramenta criada com o objetivo de combater roubos e furtos de aparelhos. 

O órgão pediu para que as empresas incluam senha e/ou autenticação biométrica nos apps Gmail e Mail, para dificultar acessos não autorizados às caixas de entrada. De acordo com o secretário executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, muitos criminosos exigem que a vítima entregue o dispositivo desbloqueado para usar o recurso “Esqueci minha senha” dos apps bancários. Quando está função é acionada, um código é enviado ao e-mail cadastrado para que a senha seja redefinida, permitindo que a conta seja acessada.   

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Hoje, a primeira ação de um assaltante após o roubo é tentar encaminhar ao e-mail da vítima um link de recuperação das senhas dos aplicativos bancários. Aí há uma lacuna de proteção, já que o e-mail não pede senha adicional ou biometria, como os aplicativos financeiros”, explicou Almeida Neto. 

Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o assunto. Já a Apple disse que "não comentará no momento".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp