Justiça

Ministro do STJ que fez piada xenofóbica com baianos reage após repercussão: “Brincadeira sem maldade”

Reprodução / Youtube
"Maldade está muito mais em quem ouve do que em fala", disse ministro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube
Redação

por Redação

[email protected]

Publicado em 20/03/2025, às 20h51



Após a repercussão negativa de sua “piada” sobre os baianos, o ministro e presidente da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, se manifestou nesta quarta-feira (20) sobre o assunto.

“Uma repercussão indevida, de uma brincadeira sem maldade. Mas a maldade está muito mais em quem ouve do que em fala. A maldade está em quem interpretar criando notícia e desvirtuando. Eu tenho pela Bahia o maior apreço, o Brasil foi descoberto pela Bahia”, disse Noronha, afirmando que a piada havia sido contada a ele primeiro por um ministro baiano.

A fala de Noronha ocorreu durante sessão do STJ, quando o ministro Raul Araújo mencionou que sofreu uma lesão no menisco enquanto jogava basquete. Em resposta, Noronha contou antiga piada: "dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete e ele arremessa a bola na 'sexta', ela só cai no sábado".

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não achou graça da brincadeira e emitiu uma nota repudiando a fala do ministro, que ele considerou como xenofóbica. “Pra quem pensar em fazer piada ou brincadeira de mau gosto com o povo baiano, fica o recado: respeite a Bahia! Nosso estado não será reduzido a estereótipos”.

Noronha, por sua vez, disse que ficou “triste” com a reação do governador. "Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp