Justiça

Moraes exige que hospitais informem se estão cumprindo decisão sobre aborto legal

Agência Brasil
'Ministro do STF suspendeu resolução do CFM que proibia técnica utilizada em casos de gravidez por estupro  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Melissa Lima

por Melissa Lima

melissa.lima@bnews.com.br

Publicado em 19/06/2024, às 20h40



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que hospitais municipais de São Paulo devem informar se estão cumprindo a decisão na qual ele suspendeu a resolução do Conselho Federal de Medicina que dificulta o aborto legal em casos de estupro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Os diretores de cinco estabelecimentos terão um prazo de 48h para responder à solicitação. São eles: Vila Nova Cachoeirinha, Dr. Cármino Caricchio, Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Tide Setúbal e Professor Mário Degni.

No mês passado, o ministro suspendeu a resolução do CFM que proibia a utilização de uma técnica clínica (assistolia fetal) para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro. Essa foi uma solicitação do PSOL. 

A técnica consiste na utilização de medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto, antes mesmo dele ser retirado do útero. Esse é um método essencial para o cuidado adequado ao aborto.

A decisão entrou em análise no plenário virtual do STF, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de destaque do ministro Nunes Marques, levando o caso para o plenário físico.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)