Justiça

"Não sou capaz de opinar": Glória Pires será indenizada por meme divulgado na internet; entenda o caso

Reprodução/TV Globo
Meme divulgado na internet utilizou imagem da atriz sem autorização  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo


A atriz Glória Pires será indenizada em R$ 15 mil a título de danos morais após uma empresa usar o meme “não sou capaz de opinar”, no Facebook, amplamente divulgada após a participação da artista em uma transmissão do Oscar na Rede Globo, em 2016.

De acordo com informações do Estadão, o empresário Cesar Augusthus Ferreira Marques foi condenado pela justiça do Rio de Janeiro por ter usado irregularmente a imagem da atriz em uma postagem da ‘Me Passa Aí“, uma plataforma de estudos. A foto da atriz foi reproduzida com a pergunta “O que você achou da aula de cálculo?” Entre as opções de respostas estavam frases da atriz durante a transmissão, incluindo a que viralizou.

Na ação movida por Gloria Pires, a atriz alega que houve violação de seus direitos de personalidade e privacidade após sua imagem ser utilizada sem consentimento para fins comerciais, já que a Constituição Federal Brasileira (C.F.) protege a imagem das pessoas, configurando ato ilícito, publicação não autorizada.

Embora também tenha pedido indenização por danos materiais, a artista não obteve êxito perante a Justiça por não ter conseguido comprovar prejuízos financeiros.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)