Justiça

Novo presidente do TRE-BA alerta eleitores sobre prazo para regularização do título

Reprodução/TRE-BA
Em entrevista coletiva antes da cerimônia de posse, desembargador Maurício Kertzman destaca importância da imprensa, combate às "fake news" e mau uso da IA  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TRE-BA


O desembargador Maurício Kertzman Szporer tomou posse, na tarde desta quinta-feira (9), como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o biênio 2026-2028. A cerimônia, realizada no auditório da sede do Tribunal, marcou a sucessão do desembargador Abelardo da Matta.

O agora ex-presidente assume nessa gestão as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Em entrevista coletiva antes da solenidade, o desembargador Abelardo da Matta, elogiou a trajetória de Kertzman, destacando sua competência e o histórico de serviços prestados à Corte. “Maurício tem toda a competência para dar continuidade ao trabalho e elevar mais ainda o nosso Tribunal”, declarou.

Segundo Abelardo, a transição ocorre em um ambiente de continuidade administrativa. Já o novo novo presidente enfatizou que sua gestão será pautada pela transparência, celeridade e pelo enfrentamento rigoroso à desinformação no pleito de 2026.

Desafios e prazo eleitoral

Durante a coletiva de imprensa, Maurício Kertzman apontou o mau uso da inteligência artificial e as "fake news" como os grades desafios atuais da Justiça Eleitoral. Além das questões tecnológicas, o novo presidente fez um apelo aos cidadãos baianos em relação ao fechamento dos serviços junto à Justiça Eleitoral, que ocorre no dia 6 de maio.

O desembargador ressaltou o papel essencial da imprensa como aliada para fazer chegar a informação correta à população e para a manutenção do diálogo com a sociedade. “A imprensa desempenha um papel importantíssimo, porque ela é um dos instrumentos essenciais a um país democrático”, destacou o presidente do TRE-BA.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)