Justiça

OAB decreta luto oficial após morte de seu ex-presidente Mário Marques

Divulgação
O decreto da OAB leva em consideração o período de três dias  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/04/2023, às 12h40   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O falecimento de Mário Raymundo Gomes Marques, de 96 anos, foi lamentado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia. Por se tratar do ex-presidente da casa, a OAB-BA lamentou o ocorrido com profundo pesar, nesta quarta-feira (12). Além disso, a instituição se solidarizou com familiares, amigos e colegas enlutados. 

Mário deixa os filhos Caio Marques, Mônica Marques e Mário Cesar Marques. Nesse sentido, a OAB-BA decretou luto oficial de três dias em memória de seu ex-dirigente. Os ritos fúnebres estão agendados para acontecerem nesta quinta-feira (13), às 10h30, no Jardim da Saudade.

‘Nos despedimos de um advogado, de um ex-presidente com grandes serviços prestados à Ordem, à advocacia e à sociedade. Lamento bastante o falecimento dele, que homenageamos ano passado, na cerimônia comemorativa pelos 90 anos da OAB da Bahia. Na ocasião Mário foi representado pela filha, Monica Marques, com quem me solidarizo agora, junto com toda a família”, cita a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

Carreira

Mário Marques comandou a presidência da OAB da Bahia no triênio 1973-1975, um dos períodos mais rigorosos da ditadura militar. Em dezembro de 1973, ele manifestou veemente oposição a juristas que indicaram aos delegados brasileiros da ONU que entendessem a adoção de pena por fuzilamento onde ainda vigorasse a pena de morte, conforme indica o jornal A Tarde. 

No ano de 1974, Mário Marques assumiu posição contra decreto do Governo Federal que tinha a intenção de subordinar ao Ministério do Trabalho a Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2003, Mário foi homenageado pela OAB da Bahia com a Comenda Ruy Barbosa. 

Foi advogado, procurador do Estado, membro nato do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seção, membro do Instituto dos Advogados da Bahia, professor titular de Direito Civil da UCSal e professor de Direito Civil da UFBA.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp