Justiça

Operação Faroeste: ministro do STF rejeita recurso para aposentadoria de desembargadora

Iloma foi afastada cautelarmente do cargo pelo prazo inicial de um ano - Humberto Filho | MPBA
Bnews - Divulgação Iloma foi afastada cautelarmente do cargo pelo prazo inicial de um ano - Humberto Filho | MPBA
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 24/11/2023, às 14h10 - Atualizado às 14h47


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, manteve a decisão que negou a aposentadora voluntária da desembargadora Iloma Márcia Reis, investigada no âmbito da Operação Faroeste

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A magistrada do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) está afastada cautelarmente de suas funções por suspeita de prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais

Em acórdão, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de aposentadoria voluntária apresentado por Iloma Reis. A desembargadora recorreu, mas Fachin manteve a decisão do STJ.

De acordo com o STJ, a concessão da aposentadoria poderia atrapalhar o andamento da ação penal que está em estágio inicial.

Com o pedido concedido, Ilona Márcia Reis perderia a prerrogativa de foro na Corte Superior de Justiça e, por consequência, a ação teria que ser julgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

A desembargadora argumenta que a negativa da aposentadoria seria uma violação do direito adquirido, assim como ao postulado da presunção de inocência, sustentando, ainda, que não teriam sido atendidos os princípios da legalidade, do contraditório e da ampla defesa. 

Iloma foi afastada cautelarmente do cargo pelo prazo inicial de um ano. A medida foi prorrogada pelo STJ e está em vigor até fevereiro de 2024.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp