Justiça

PGR teria pedido busca e apreensão contra João Leão durante operação da PF

Euro Amâncio / Divulgação
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes negou o pedido  |   Bnews - Divulgação Euro Amâncio / Divulgação

Publicado em 06/05/2022, às 15h10 - Atualizado às 15h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-governador João Leão também seria alvo do episódio dos supostos desvios de dinheiro público na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste.  Segundo informações obtidas pelo BNews, a  Subprocuradora Lindora Araujo pediu busca e apreensão para o vice-governador na operação do dia 26 de abril, mas teria sido negado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes.


A reportagem tentou contato com João Leão, mas as ligações telefônicas não foram atendidas.

Leia mais:

Respiradores: Saiba quem foi o alvo da PF no Corredor da Vitória


A ação do último mês, batizada de Cianose, contou com apoio da  Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão de empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. Não há mandados contra governadores na operação. A investigação mira um contrato, que pagou de forma antecipada R$ 49 milhões para Hempcare Pharma Representações Ltda., na compra de respiradores nunca entregues.


O nome de Leão foi citado durante depoimento dos empresários Paulo de Tarso, CEO da empresa Biogeoenergy, preso na Operação Ragnarok e que está sendo investigado pela fraude na compra de respiradores, e o empresário Cleber Isaac, citado como “intermediário” no caso. 


Na época, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) afirmou que o vice-governador iria processar judicialmente os empresários. “Diferente do que foi dito pelo Paulo de Tarso, ele procurou a SDE interessado em abrir fábrica do equipamento na Bahia, jamais tratamos de contrato comercial, pois este não é o mote de atuação da SDE. Além disso, eu jamais tutelei o Cleber Isaac para representar o governo em tratativa comercial, nem o conhecia. Estou processando os dois”, disse.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp