Justiça
O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, está próximo de ter sua prisão preventiva mantida pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte Suprema formou maioria nesta sexta-feira (24) para manter o bancário sob custódia da Polícia Federal (PF). O placar está 3x0.
O caso está sendo analisado em plenário virtual, modelo no qual os ministros registram os votos na página on-line do processo sem debaterem entre si. Até o momento, André Mendonça, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques votaram para manter a prisão de Paulo Henrique Costa.
O ministro Dias Toffoli declarou suspeição e não participa da votação. Com isso, resta apenas o voto de Gilmar Mendes. No modelo virtual de votação, os ministros têm até sexta-feira (24) para registrar os votos na página on-line do processo, sem debate entre si.
Paulo Henrique Costa foi preso na semana passada após a PF (Polícia Federal) identificar que ele havia recebido de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, seis imóveis de luxo avaliados em cerca de R$ 140 milhões. Os apartamentos teriam sido pagos como propina para que Paulo Henrique buscasse viabilizar a compra de ativos do Banco Master pelo BRB.
Além de Costa, a Polícia Federal também prendeu um advogado ligado a Vorcaro, apontado como intermediário nas negociações entre o ex-dirigente do banco, Paulo Henrique e uma corretora de imóveis. Se trata de Daniel Monteiro. A prisão dele também é analisada pela Segunda Turma.
A Operação Compliance Zero apura fraudes envolvendo o Banco Master. Desde a deflagração da primeira fase da operação, a investigação já resultou no bloqueio de cerca de R$ 29 bilhões e no cumprimento de 14 mandados de prisão.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Imperdível
Super desconto
Café perfeito
famoso copo