Justiça

Presidente do STF e do CNJ destaca avanços em questões raciais no Judiciário

Divulgação // STF
Luís Roberto Barroso destacou os avanços e o engajamento do Poder Judiciário em relação às questões raciais  |   Bnews - Divulgação Divulgação // STF

Publicado em 15/11/2023, às 11h26   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Na abertura da 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, destacou os avanços e o engajamento do Poder Judiciário em relação às questões raciais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ação inédita realizada pela cúpula da Justiça brasileira, o evento tem como compromisso combater o racismo estrutural e institucional no Poder Judiciário, a fim de ampliar oportunidades e garantir um futuro mais inclusivo.


Para o presidente do STF, o racismo estrutural exige uma conscientização de todos. Segundo ele, mesmo pessoas que se consideram não racistas são beneficiárias dos privilégios concedidos pela opressão e pela subalternidade. “Já houve muitos avanços, e considero que criamos uma nova consciência”, ressaltou Barroso.


O ministro contou que acompanha a questão desde a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pioneira na implementação das cotas raciais no acesso ao ensino universitário. A seu ver, o grande segredo da inclusão social, paralelamente às ações afirmativas, é a educação de qualidade. “Este tem de ser o grande investimento para a inclusão social e racial”, defendeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp