Justiça

Promotor Everardo Yunes é afastado por tempo indeterminado pelo MP-BA

Lenielson Pita/destaque1oficial
Medida foi determinada pelo corregedor nacional do Ministério Público  |   Bnews - Divulgação Lenielson Pita/destaque1oficial
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 12/07/2023, às 09h23


FacebookTwitterWhatsApp

O promotor Everardo Yunes foi afastado de maneira cautelar de suas funções perante o Ministério Público da Bahia (MP-BA). A medida foi determinada pelo corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, em decisão liminar divulgada no Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) desta terça-feira (11).

D’Albuquerque também determinou a submissão da avocação de dois processos administrativos disciplinares (PADs) que tramitam no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Isso significa que o corregedor quer tomar para si e para o CNMP a competência de julgar os PADs. Os processos investigam condutas violadoras de Everardo Yunes, com a suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ficou estabelecida ainda a expedição de ofício à Corregedoria-Geral do MP-BA para que suspenda as diligências em curso e faça a remessa integral dos autos e demais elementos de informação relacionados aos procedimentos.

Everardo Yunes é um dos investigados da Operação Kauterion, deflagrada em setembro de 2021 pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

A denúncia afirma que o casal teria solicitado, em duas oportunidades, pagamento de vantagem indevida à empresária em troca de manifestações ministeriais favoráveis em procedimentos investigatórios e processos contra ela que tramitavam na comarca de Camaçari.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp