Justiça

Reintegração de posse desabriga mais de 100 famílias em Açailândia

Reprodução/TV Mirante
As famílias de Açailândia já residiam no local há 1 ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Mirante

Publicado em 01/12/2022, às 08h50   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Com pedido de reintegração de posse, cerca de 150 famílias foram desabrigadas, nesta quarta-feira (30), na zona rural de Açailândia, na Região Tocantina. As famílias ocupavam a fazenda São Bento, há um ano, e iveram que deixar o local.

Durante a reintegração, a área foi cercada por policiais militares durante todo o dia. Além disso, várias carretas da empresa Suzano - que alega ser proprietária do terreno - também ocuparam o local.

A decisão

O Tribunal de Justiça do Maranhão considerou que a ocupação aconteceu após o período crítico da pandemia e em áreas de reserva legal. A fazenda tem 12 mil hectares e, segundo a empresa, mais da metade é área de preservação ambiental.

Na decisão judicial, consta que, após a ocupação das famílias, foram verificadas áreas de desmatamento e queimadas, além de constatados crimes ambientais como a apreensão de pássaros e animais silvestres.

Vale lembrar que há um ano a empresa registrou um boletim de ocorrência da invasão e segundo o documento que determinou a saída das famílias, houve resistência dos ocupantes em ouvir propostas de acordo para uma desocupação amigável.

A TV Mirante não conseguiu falar com os representantes das famílias que foram despejadas. E o Tribunal de Justiça do Maranhão, assim como a Polícia Militar, não se manifestaram sobre o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp