Justiça

Roberto Frank é empossado presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

Divulgação
Desembargador é presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e foi empossado presidente do Coptrel  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/01/2023, às 10h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A nova mesa diretora do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) tomou posse, na última sexta-feira (13), durante a 79ª Assembleia do Coptrel, realizada em Boa Vista (RR).

O desembargador Roberto Maynard Frank (TRE-BA), assumiu a presidência do Colégio. A gestão é composta ainda pela desembargadora Ângela Salazar (TRE-MA), como vice-presidente, e pelo desembargador José Paulo Calmon (TRE-ES), no cargo de secretário.

Em seu discurso, o presidente agradeceu aos colegas, dirigentes dos TREs, pela confiança e generosidade depositada nele para assumir a presidência do Coptrel, declarando que não medirá esforços para imprimir no colégio de presidentes uma marca de trabalho e compromisso, bem como uma gestão participativa e compartilhada.

“É uma grande alegria, mas também um desafio assumir a presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Esse colégio tem como missão aglutinar as pautas de interesse da Justiça Eleitoral do Brasil e defendê-las perante o TSE. Proponho a criação de um espaço virtual para a inserção de boas práticas de todos os Regionais, a fim de catalisar as melhores soluções, e porque não dizer, essencialmente as tecnológicas, para o aperfeiçoamento do cumprimento da missão da Justiça Eleitoral, sempre em alinhamento com o Tribunal Superior Eleitoral”.

O presidente do Eleitoral baiano aproveitou o momento e, mais uma vez, assim como no último domingo, saiu em defesa da democracia, dizendo que o Coptrel estará sempre ombreado com os TREs e com o TSE, e que qualquer ato que ponha em questionamento a democracia do país será repudiado com ênfase e com vigor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

“Nunca antes na história tivemos eleições tão transparentes como em 2022. Foram realizadas auditorias com participação das Forças Armadas, observadores nacionais e internacionais, TCU, CGU, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e outras entidades fiscalizadoras, de forma que o resultado do sufrágio precisa ser respeitado. Atos que ponham em cheque a democracia do país precisam ser repelidos com veemência”, disse o presidente.

Eleição do COPTREL

A eleição para a nova mesa diretora ocorreu na 78ª Assembleia do Coptrel, em 5 de agosto de 2022. Na ocasião, 24 presidentes dos TREs participaram da votação, tendo sido o desembargador Frank eleito com 18 votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp