Justiça

Rogério 157: Advogado é preso após polícia frustrar plano para transferir traficante para presídio do Rio

Reprodução/Agência Brasil
Buscas estão sendo feitas em endereços dos acusados e em escritórios de advogados de Rogério 157  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 18/01/2023, às 20h14   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes da Corregedoria-Geral e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil impediram uma tentativa de transferir o traficante Rogério Avelino da Silva (Rogério 157) que está em um presídio federal de Rondônia, para uma unidade do Rio. De acordo com o "Bom Dia Rio", da TV Globo, o advogado Josué Ferreira dos Santos, e o policial civil Mario Augusto Bernardo Junior, que trabalha na Delegacia da Mulher de São João de Meriti, foram presos. Também foi cumprido um mandado de prisão contra o traficante. Buscas estão sendo feitas em endereços dos acusados e em escritórios de advocacia.

O esquema previa aliciar o analista responsável pela avaliação de risco da transferência com um “pagamento vultoso” para que o traficante conseguisse vir para uma penitenciária fluminense. A negociação foi gravada.

Rogério 157 foi chefe do tráfico da Rocinha, na Zona Sul da capital, e está preso desde janeiro de 2018 na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Ele tem quatro condenações por tráfico e corrupção.

Segundo a reportagem, o policial civil Mario Augusto Bernardo Junior teria feito a intermediação entre o advogado Josué Ferreira dos Santos e o analista da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte). Em depoimento, o policial relatou que a dupla ofereceu um “pagamento vultoso” para que o ofício não fosse enviado no prazo. Segundo ele, os dois disseram que o traficante é “bastante generoso” e disseram para o agente da Ssinte escolher “um valor que seria apresentado a Rogério para aprovação”. Com a perda desse prazo, o advogado pretendia ingressar com um pedido na Justiça de regresso do traficante ao estado do Rio de Janeiro.

Ao EXTRA, o advogado Thiago Minagé, que defende Josué Ferreira dos Santos, informou não ter tido acesso ao conteúdo das investigações e que só irá se manifestar quando a íntegra do procedimento for disponibilizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp