Justiça

STF conclui julgamento e condena Fernando Collor; saiba por quais crimes

Reprodução // Fábio Rodrigues Pozzebom // Agência Brasil
Corte vai decidir a pena a ser aplicada a Fernando Collor e a outros envolvidos no caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Fábio Rodrigues Pozzebom // Agência Brasil

Publicado em 25/05/2023, às 16h08   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O julgamento da ação penal contra o ex-senador Fernando Collor de Mello foi concluído nesta quarta-feira (24) pelo Supremo Tribunal Federal, que o condenou pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na sessão desta quinta, a presidente Rosa Weber apresentou seu voto.


O próximo passo, segundo o G1, é a definição da pena a ser aplicada. Relator do caso, o ministro Edson Fachin sugeriu mais de 33 anos de prisão, além da aplicação de multa, pagamento de indenização por danos, perda de bens relacionados ao crime e proibição do exercício de função pública.


Para a definição da pena, o plenário vai ter que analisar se Collor será enquadrado em um terceiro crime - de associação criminosa, como proposto pelo ministro André Mendonça; ou de organização criminosa, como proposto pelo relator. Cinco ministros se alinham ao posicionamento do relator - Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux. Nesse ponto, o ministro Dias Toffoli votou com Mendonça.


Collor deverá iniciar o cumprimento da condenação em regime fechado, ou seja, na prisão, caso a condenação seja superior a 8 anos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Na semana passada, com a formação da maioria, a defesa do político divulgou nota: "A defesa reitera sua convicção de que o ex-presidente da República Fernando Afonso Collor de Mello não cometeu crime algum e tem plena confiança de que até a proclamação do resultado final essa convicção vai prevalecer", diz o documento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp