Justiça

STF prorroga mais um inquérito que envolve Jair Bolsonaro

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes e é a segunda vez que ele prorroga as investigações  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 10/01/2022, às 19h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou mais um inquérito que investiga apoiadores e grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes, publicada nesta segunda-feira (10), e desta vez foi o que apura a existências de milícias digitais. Essa é a segunda vez que o inquérito é prorrogado. A primeira foi em outubro do ano passado.

O inquérito das milícias digitais começou em junho de 2021 para investigar a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito nas redes sociais, por meio de núcleos de produção, publicação, financiamento e político. Há suspeitas de que haveria financiamento com verba pública.

O prazo anterior se encerrou no último dia 6 de janeiro e a prorrogação contará a partir dessa data, segundo despacho de Alexandre de Moraes.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de janeiro de 2022), o presente inquérito", afirmou.

Na semana passada, o ministro prorrogou, também por 90 dias, o inquérito que apura a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal (PF), após a declaração feita pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que o presidente queria ter alguém do "contato pessoal dele [na PF] para poder ligar e colher relatórios de inteligência".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp