Justiça

Tolerância zero para Lei Seca pode estar perto do fim; entenda

Arquivo BNews
Ação aponta que o texto fere o exercício dos direitos de liberdade e de não autoincriminação  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 17/05/2022, às 09h04   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O julgamento da constitucionalidade da Lei 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, que pode colocar fim à tolerância zero ao álcool para os condutores brasileiros, foi agenda pelo Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para amanhã (18). 

Impetrada há 13 anos pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) a ação aponta que o texto fere o exercício dos direitos de liberdade e de não autoincriminação. 

Segundo a Abrasel, o Brasil pune o cidadão que consumiu apenas uma dose de álcool com o mesmo rigor que alguém que dirigiu embriagado, enquanto outros países oferecem tolerância. 

Três pontos principais são questionados pela Abrasel: a multa para quem se nega a realizar o bafômetro (sob o argumento de que o cidadão não é obrigado a constituir prova contra si mesmo); a privação do direito de ir e vir de quem fica parado em blitz e o fato de a lei ter "criminalizado boa parte da população adulta". "Ao nosso ver, a blitz da Lei Seca é algo inconstitucional. Centenas ou milhares de pessoas são obrigadas a parar - privadas do direito de ir e vir - porque supõe-se que alguém bebeu. Em outros países a polícia só aborda quem dá indícios de que está fazendo algo errado", opina o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece um limite aceitável de 0,5 g/L no sangue para motoristas em geral e abaixo de 0,2 g/L para condutores com até 21 anos. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp