Justiça

TRE-BA adotará robô para analisar registro de candidaturas

Victor Pinto / BNews
O robô Janus já faz a análise do registro de prestação de contas dos partidos, afirmou o presidente do TRE-BA  |   Bnews - Divulgação Victor Pinto / BNews

Publicado em 09/02/2022, às 12h27   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O desembargador Roberto Frank, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), anunciou a utilização do Janus, robô com inteligência artificial, para proceder com a análise dos registros de candidaturas no pleito deste ano. O IA já agiliza o trabalho de análise do judiciários eleitoral baiano com as prestações de contas anuais dos partidos.

De acordo com o magistrado, é um fato importante para ajudar a acelerar as demandas judiciais do TRE-BA. No caso das contas, exemplificou, esse procedimento acontece quando o processo é aprovado ou aprovado com ressalva. “O robô baixa o edital, intima o Ministério Público e o robô faz a sentença, que posteriormente é verificada pelo juiz, que libera para o Diário da Justiça Eletrônica”, disse à imprensa durante coletiva na manhã desta terça-feira (9).

Os servidores que antes ficariam imbuídos de acompanhar os detalhes de toda a documentação, com a utilização do Janus, são remanejados em outras demandas e o robô.

LEIA TAMBÉM:De olho nas urnas, candidatos miram o nordeste na conquista de votos para eleições 2022

O presidente do TRE também apontou a eficiência processual da justiça eleitoral baiana. “O que eu posso dizer é que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está sempre atento em entregar a prestação adicional de forma célere. E justamente pensando nisso, é que nós implementamos a inteligência artificial”, disse.

“O TRE-BA cumpriu todas as metas com excelência, recebeu o prêmio Diamante, e foi reconhecido como o Tribunal Regional Eleitoral mais eficiente do país”, completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp