Justiça

TSE tem placar favorável de 3 a 2 para proibição de posts sobre fake news de Nossa Senhora

Reprodução / Leobark Rodrigues/Secom/TSE
Ministros do TSE divergem sobre a remoção de conteúdo crítico, mas concordam com a retirada de informações falsas sobre Flávio Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Leobark Rodrigues/Secom/TSE
Leonardo Oliveira

por Leonardo Oliveira

Publicado em 30/09/2026, às 19h47



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui placar de 3 a 2 para manter a decisão do ministro André Mendonça pela remoção de uma série de posts com a informação falsa de que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ou familiares estariam ligados a suposto movimento de retirada de Nossa Senhora Aparecida do posto de padroeira do Brasil.

O caso segue em análise nesta quarta-feira (30) no plenário virtual da Corte Eleitoral. André Mendonça votou para manter a sua determinação e foi acompanhado por Kassio Nunes Marques, presidente do tribunal, e o ministro Dias Toffoli. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Os ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Floriano Azevedo Marques abriram divergência do relator. De acordo com eles, a publicação do humorista Antonio Tabet não deveria ter sido removida, por se tratar de crítica política. No entanto, os dois concordaram com a retirada de conteúdos que afirmem, como fato, que Flávio apresentou, apoiou ou articulou medida para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil.

Além disso, o ministro também defendeu que manifestações sobre uma possível atuação futura de Flávio, como avaliações, temores ou prognósticos de que ele possa adotar essa medida se eleito, fiquem fora da proibição.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Decisão

A decisão de Mendonça foi tomada na última sexta-feira (25) e determinou a derrubada de mais de mil links que relacionam Flávio Bolsonaro e Nossa Senhora Aparecida, além de determinar multa de R$ 50 mil para as plataformas que descumprirem a medida.

Por ter caráter liminar, a decisão ainda vai ser submetida ao plenário, que pode referendar integralmente a determinação, concordar apenas com parte dela e alterar outros pontos ou rejeitá-la completamente. O resultado é definido pela maioria, conquistada com quatro votos. O TSE é composto por sete ministros.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)