Cultura

ACM Neto coloca Salvador oficialmente na disputa por título de Cidade da Música

Publicado em 24/07/2015, às 10h52   Tiago Di Araújo (Twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Agora é oficial. Salvador está mesmo na disputa para faturar o título de Cidade da Música da da Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas). A candidatura foi oficializada na manhã desta sexta-feira (24), durante cerimônia no Candyall Guetho Square, que contou também com a presença do multi-instrumentista Carlinhos Brown. 
Segundo o prefeito, a candidatura projeta Salvador ainda mais para o cenário da música mundial. "Salvador não deixa desejar para nenhuma cidade do mundo em relação a música e agora precisamos do reconhecimento mundial", disse. A ideia é que essa titulação fortaleça a cultura local e promova internacionalmente a cidade para turismo e atração de investimentos no segmento da economia criativa.
Já para Brown, a candidatura representa um acorde para colocar a cultura baiana no topo do mundo. "Com o título, as pessoas agora vão querer vim ver essa história de perto. Teremos uma visibilidade internacional ainda maior", enfatizou ao ser elogiado pelo prefeito. "Voz mundialmente conhecida e ainda com um ótimo trabalho social. Não tinha como ser outro padrinho", disse ACM Neto. 
Tentando fugir do estrelismo, Brown revelou que o seu papel mais importante nesse processo é de torcer pela cultura da Bahia. "Eu sou um grande torcedor, até mais que padrinho. Fico muito feliz em ser honrado em fazer parte dessa candidatura que trará oportunidades para Salvador em diversas áreas, principalmente no turismo", afirmou.
Sobre as possibilidades de conquistar o título, o gestor municipal disse estar confiante pelos diferenciais da capital baiana. "Apresentamos um conjunto de coisas, como festas de rua, produções em diversos pontos da cidade, projetos musicais e mostramos que a música aqui é um diferencial das outras cidades, pois é um instrumento de inclusão dos mais jovens e de oportunidades de emprego", explicou.
Neto revelou que até dezembro, quando será eleita a Cidade da Música pela Unesco, Salvador irá realizar uma série de atividades para promoção internacional. "Vamos realizar uma série de atividades, produzir vídeos, materiais impressos, mobilizar os principais artistas de Salvador para que essa união faça de Salvador uma candidata ainda mais forte para conquistar esse título, que nos dará uma projeção em um nível capaz de intensificar um trabalho de promoção internacional da cidade e movimentar a economia em um momento importante, que é o momento de crise", finalizou.  
A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004 pela Unesco e conta atualmente com 69 membros, em 32 países. Curitiba e Florianópolis fazem parte da rede desde o ano passado por reconhecimento aos campos do design e da gastronomia, respectivamente. O título ainda reúne cidades que são conhecidas por artes folclórica e gráfica, cinema e literatura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp