Cultura

Babalorixá Air José é homenageado pelos 70 anos de iniciação no candomblé

Publicado em 29/09/2015, às 23h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O povo do axé pintou de branco o Plenário Cosme de Farias para uma noite especial. Os 70 anos de iniciação no candomblé do babalorixá Air José de Souza, um dos principais líderes da religião em Salvador, foram comemorados com as bênçãos dos orixás e muita emoção nesta terça-feira (29). Além da homenagem ao candomblecista, os 55 anos de fundação do Terreiro Pilão de Prata também foram festejados na solenidade.
Ao som produzido pelos alabês [responsáveis pelos atabaques e pelos cânticos sagrados], o homenageado foi conduzido ao plenário da Câmara.  Logos depois, os ogans [adeptos de candomblé que têm a função de auxiliar o babalorixá ou a ialorixá para a realização das obrigações] também fizeram uma apresentação para celebrar o aniversário de iniciação espiritual de Pai Air.
Com poucas palavras, Pai Air José demonstrou emoção ao ser homenageado pela Câmara Municipal de Salvador. “Estou muito feliz com a presença de todos vocês e com a quantidade de filhos que tenho aqui. Se eu sou filho de Oxalá, o Pai maior, então posso dizer que sou pai de todos vocês. Eu fortaleço meus filhos, mas, sobretudo, meus filhos me fortalecem”, declarou.
União e axé 
O vereador Silvio Humberto (PSB), propositor da sessão especial, destacou o “exemplo de superação” e a “trajetória de luta” de Pai Air José. “A cada declaração dos presentes nesta sessão é um aprendizado e uma emoção. Para mim, esta noite será memorável, uma página na história. Se há um lado muito bom em ser vereador, é o de poder vivenciar um momento como esse. Agora, eu sei porque eu estou aqui, ocupando uma cadeira nesta Casa”, declarou ao enaltecer o trabalho de acolhimento, união e caridade semeado por Air José.
A ialorixá Erelú Yalodê Lolá Ayorindê Bernadina Bamboxê, prima nigeriana de Pai Air José, relatou as dificuldades de cultuar o candomblé nos países da África. “Na Nigéria, país de origem dos nossos ancestrais, é mais fácil cultuar o cristianismo e até o islamismo. Apesar de distantes fisicamente, precisamos fortalecer os nossos laços de união”, declarou.
A Equede Sinha convidou integrantes do Terreiro Pilão de Prata para entregar uma placa comemorativa ao Pai Air José. Depois, convidou Bernadina Bamboxé para cantar o Hino em Homenagem a Oxalá e uma canção que celebra a união entre os povos de santo dos mais diferentes locais do mundo. 
Para encerrar a sessão especial, as mães de santo se levantaram para dançar e cantar em homenagem a Oxalá, acompanhadas pelo babalorixá Air José.
Representantes de terreiros das mais diversas nações do candomblé marcaram presença na sessão especial: Lisa Castilho, do terreiro Pilão de Prata; Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares Identitárias; a Equede Sinha, do Terreiro Osi Yla da Casa Branca; Ailton Ferreira, representando a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e o Terreiro Ilê Axé Oxumaré; o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal; o historiador Jaime Sodré; e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB);  prestigiaram a solenidade em reconhecimento ao trabalho do babalorixá. 
Trajetória
 Air José Souza nasceu em 20 de setembro de 1940 e é herdeiro de uma das tradicionais famílias do candomblé baiano, conhecida como Bamboxê Obitikô. O babalorixá é sobrinho biológico de Caetana Sowzer, ebomi da Casa Branca e ialorixá que fundou o Terreiro Lajoumim. Ela foi sua mãe de criação e quem o iniciou no candomblé para o orixá Oxaguian, que é conhecido como a face mais jovem e guerreira de Oxalá. Pai Air José foi homenageado na Câmara de Salvador em 2011, pela vereadora Aladilce Souza, com a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp