Cultura

Jornalista baiano concorre para vaga na ABL

Imagem Jornalista baiano concorre para vaga na ABL
O jornalista Antonio Torres disputa a vaga na cadeira número 31  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/06/2011, às 16h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista baiano Antonio Torres concorre a vaga da cadeira número 31 na prestigiada Academia Brasileira de Letras (ABL). A posição antes era ocupada pelo escritor gaúcho Moacyr Scliar, morto em fevereiro deste ano. Também está na disputa o carioca Merval Pereira. A eleição acontece nesta quinta-feira, a partir das 16h.

De acordo com os estatutos da ABL, será declarado vencedor o candidato que atingir a maioria absoluta de 20 votos. A votação é secreta. Se a maioria não for atingida na primeira votação, poderão ser realizadas mais três. Se ainda assim não houver vencedor, a inscrição para o preenchimento da vaga será reaberta.

Nascido em 1940, no município de Sátiro Dias, na microrregião de Alagoinhas, Antonio Torres ingressou no jornalismo em seu estado natal e aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou no jornal Última Hora. Depois, trocou o jornalismo pela publicidade, tendo sido redator e diretor de criação de várias agências.

Segundo a Agência Brasil, ele estreou na literatura em 1972, com Um Cão Uivando para a Lua. É autor de 11 romances, entre eles Essa Terra, Um Táxi para Viena d’Áustria e Meu Querido Canibal.

O carioca Merval Pereira, de 61 anos, jornalista desde 1968, é colunista do jornal O Globo, do qual foi diretor de redação, e comentarista do canal de TV Globonews e da rede de rádio CBN. Publicou os livros A Segunda Guerra, a Sucessão de Geisel e O Lulismo no Poder.

Informações Correio OnLine

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp