Cultura

Grupo Gay da Bahia celebra 36 anos de ativismo

Publicado em 29/02/2016, às 18h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

No último domingo (28), o Grupo Gay da Bahia (GGB) completou 36 anos de ativismo em no combate a homofobia e promoção da cultura LGBT na Bahia e no Brasil, uma característica do grupo é de sempre sair na dianteira na defesa da causa, abrindo espaço social e de palavras junto aos segmentos da sociedade ajudando quebrar paradigmas em relação a orientação sexual homossexual.
O GGB foi fundado aos 28 de fevereiro de 1980 na sede do jornal anarquista o Inimigo do Rei por um grupo de intelectuais e jornalista, sendo Luiz Mott, professor o pioneiro que deu segmento a instituição, registrando como pessoa jurídica em 1983. Há época da fundação, segundo Luiz Mott, o grupo enfrentou problemas para possuir o registro de entidade do movimento social, após preparar o estatuto social da entidade quando na hora do registro o Cartório solicitou que fosse retirada uma autorização junto a Polícia Federal, alegando que não havia meios para realizar o registro. Desse, modo, graças a uma liminar judicial o Cartório recebeu os documentos institucionais da entidade.
A mais antiga entidade em funcionamento na América Latina e figura ainda na relação das mais antigas do mundo, em três décadas, teve papel importante no inicio da epidemia do HIV na Bahia e no Brasil, sendo membro da Comissão de Aids do Ministério da Saúde, eleito melhores praticas de prevenção junto aos LGBTs, gays em especial. Heroicamente combateu nas duas primeiras décadas sozinho o que na época chamava-se de preconceito e hoje de homofobia.
Graças a determinação de seu fundador Luiz Mott, e as ações de impactos realizadas a entidade ganhou fama que extrapolou as fronteiras do Brasil. Nas ações destaca-se por realizar o dossiê anual de crimes contra LGBTs, uma catalogação criteriosa e analise dos crimes homofobicos no Brasil, a coleta abrange todos os Estados da Federação, antes esse material era sistematizado manualmente, hoje o nosso site, Quem a homofobia matou hoje, faz a divulgação diária dos crimes a partir das notícias publicadas por jornais regionais. Os dados servem para orientar politicas publicas em relação ao combate
à homofobia.
Marcelo Cerqueira, presidente atual, considera que o trabalho realizado pela entidade em épocas onde havia tanto preconceito e que continua desenvolvendo até os dias atuais eleva a entidade como patrimônio imaterial LGBT da Bahia e do Brasil. O GGB contribui diretamente para a manutenção da cultura da homossexualidade e o respeito as suas expressões públicas e saudáveis. Na opinião do cantor Caetano Veloso, “É o Orgulho da Bahia”. O vai ser o padrinho da 15ª Parada Gay que acontece no segundo domingo de setembro próximo, caso aceite o convite.
Neste ano, o GGB ao celebrar seus 36 anos, concede o título de “Membro honorário do Grupo Gay da Bahia” a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecer suas contribuições à causa da diversidade. A honraria foi instituída pela entidade em 28 de agosto de 2005 a entrega será, a principio no dia 11 de março na sede da entidade no Centro Histórico.
CONFIRA LISTA,
1- Eduardo Michels, RJ
2- Vilson Caetano, BA
3- Duzinho Nery, BA
4- Emilio Valu, BA
5- Valmick Brás, BA
6- Ilza Barbosa, BA
7- Elson Carvalho, BA
8- Beth Dantas, BA
9- Mauricio Tavares, BA
10- Ibrahim Sundiata, USA
11- Arão Capinan, BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp