Cultura

Projeto de revitalização de espaços culturais é apresentado a empresários

Publicado em 31/01/2017, às 16h20   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Empresários e produtores culturais foram recebidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), na Praça das Artes, nesta segunda-feira (30), para conhecer um projeto de reutilização de espaços em Salvador e no interior do estado. No encontro, que aconteceu durante o ensaio do bloco Cortejo Afro, os convidados receberam uma cartilha com dados e fotos dos espaços abertos a parcerias público-privadas, para ocupação através de shows, feiras e eventos particulares.
De acordo o diretor-geral do Instituto, João Carlos Oliveira, o evento funcionou como exposição de uma experiência bem-sucedida, por acontecer em um espaço que antes de ser revitalizado era pouco aproveitado. “Desde que assumimos essa gestão, temos buscado entregar à sociedade espaços públicos de qualidade, como a Praça das Artes, que foi reaberta recentemente. É uma oportunidade de mostrarmos para essas pessoas que temos equipamentos capazes de receber grandes eventos em Salvador, como o Passeio Público, o Palácio da Aclamação, o Palacete das Artes, entre outros”.
Preservação
Além dos espaços em Salvador, o Ipac administra o Museu do Recôncavo, em Candeias, o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, e o Museu Convento Humildes, em Santo Amaro. Nesses espaços, são promovidas dinâmicas e ações sociais, como educação patrimonial para a população, e obras de restauração e conservação predial. A renovação das áreas ajuda a movimentar a programação cultural nas regiões.
A turista curitibana Soliany Oliveira acredita que a preservação do patrimônio público torna a Bahia ainda mais atrativa para os visitantes. “Já há bastante tempo eu passo o verão em Salvador e, nos últimos anos, o Pelourinho tem me surpreendido com o melhor aproveitamento desses lugares. A Praça das Artes ficou linda com essa reforma. Também fui nos outros espaços, tem sempre algo legal pra ver e curtir a cultura da Bahia”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp