Cultura

Filha de João Ubaldo Ribeiro relembra momentos do pai com Jorge Amado durante lançamento da Flipelô

Adenilson Nunes
Filha de Jorge Amado também esteve presente no evento e agradeceu à homenagem   |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes

Publicado em 24/07/2018, às 13h27   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

Quem conhece a história da literatura baiana sabe da extensa amizade entre Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro. Este ano, Salvador vai receber a segunda edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) que tem como tema a frase do autor baiano, Jorge Amado, “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro.

A coletiva de imprensa que lançou oficialmente o evento, aconteceu na manhã desta terça-feira (24), no Hotel Pestana, em Santo Antônio Além do Carmo. Na ocasião, as filhas dos dois artistas se encontraram e se mostraram agradecidas com a homenagem. 

Paloma Amado, filha de Jorge Amado, que tem participação direta no projeto, discursou durante a coletiva e se mostrou contente com o resultado do evento. “Profunda alegria de termos chegado a segunda edição, com a força e coragem de todos os colaboradores e dizer que João Ubaldo é querido do meu coração. Foi, e será para sempre”. 

Na Flipelô, na rota gastronômica, denominada de “Amados Sabores” serão produzidos pratos com com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado “A comida baiana de Jorge Amado”. 

Em seguida, a filha mais velha de João Ubaldo Ribeiro, Emília Ribeiro, lembrou de momentos da amizade dos dois. “Quando Jorge faleceu em 2001 meu pai escreveu uma crônica, falando sobre o falecimento de Jorge. E, naquela época, meu pai disse que ficou órfão três vezes. A primeira vez, quando Glauber [Rocha] faleceu, a segunda vez quando meu avô foi-se e a terceira vez quando Jorge [Amado] faleceu. Então, eu me lembro que é uma amizade extremamente fraterna, bonita e que eu guardo na memória até hoje”. 

“Eu frequentava a casa do Rio Vermelho, a casa de Itapuã, na Pedra do Sal, quando Jorge estava por aqui. E é uma imensa felicidade estar aqui participando da Flipelô, com todos vocês”, declarou. 

E no final do discurso, Emília deixou o recado: tenham oportunidade de vivenciar não só essa festa, mas se deixem se envolver por essa amizade que Jorge e meu pai tinham. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp