Cultura

Dia do Rio Vermelho é comemorado neste dia 5 de outubro

Imagem Dia do Rio Vermelho é comemorado neste dia 5 de outubro
Data municipal também homenageia Caramuru  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/10/2011, às 21h13   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


O dia do tradicional bairro do Rio Vermelho foi festejado na noite de hoje (5), na Associação Cultural Hispano-Germânica Caballeros de Santiago. Na oportunidade, também foi comemorado o Dia de Municipal de Caramuru, instituído pela Lei 7.774, sancionada em 15 de dezembro de 2009, pelo prefeito João Henrique Carneiro.

 “É sempre importante resgatarmos a rica história do Rio Vermelho, um bairro que, inclusive, conta com diversos casarões que constituem um acervo arquitetônico importante na nossa cidade. E, cinco séculos após a sua fundação, o Rio Vermelho se consolidou como um bairro com uma vasta cultura. Portanto, nada mais dignificativo do que homenagear o seu fundador”, frisou João Henrique .

Caramuru é o nome do batismo tupi de Diogo Álvares Corrêa, um dos personagens mais marcantes da história brasileira do século XVI, especialmente da baiana. Além do prefeito João Henrique, também esteve presente o chefe da Casa Civil, João Leão. 
De acordo com o site  oficial da Associação Caballeros de Santiago, o célebre náufrago é o Descobridor do Rio Vermelho (1509), co-fundador da Cidade do Salvador (1549) e Patriarca da Bahia, pois foi o iniciador das primeiras famílias baianas, bem como da miscigenação racial. Todos os seus filhos foram com nativas, índias tupinambás, dentre as quais Catharina Paraguassú, a Matriarca da Bahia.

 Caramuru faleceu com a idade presumida de 67 anos, em Salvador, no dia 5 de outubro de 1557. Desde 1988, o dia da sua morte é o Dia do Rio Vermelho, e desde 2010 passou também a ser comemorado como Dia Municipal de Caramuru.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp