Cultura

Fortaleza de Morro de São Paulo é tombada pelo Ipac

Tatiana Azeviche / SeturBa
O entorno, que compõe a paisagem histórica do distrito, também serão de responsabilidade da autarquia  |   Bnews - Divulgação Tatiana Azeviche / SeturBa

Publicado em 24/09/2019, às 10h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A preservação da Fortaleza de Morro de São Paulo, em Cairu, no Sul da Bahia, foi tombada provisoriamente e agora é responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa). A cerimônia de transferência da administração do local aconteceu nesta segunda-feira (23). 

A Fortaleza recebeu tombamento provisório, assim como todo o entorno, que compõe a paisagem histórica do distrito: a Praça Aureliano Lima, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Portaló e o Farol.

Na ocasião, o prefeito Fernando Brito (PSD) destacou a importância que terá o trabalho do IPAC na região. “Além do Ministério e Secretaria de Turismo, que já atuam na preservação, iremos contar com o IPAC, que irá realizar a restauração das áreas e levantar todo o nosso acervo dentro deste perímetro”, disse o gestor.

O diretor João Carlos de Oliveira explicou a como será a preservação da área. “Nós chamamos de tombamento poligonal, pois trata-se da proteção do contexto da paisagem de Morro de São Paulo, que tem um grande valor histórico e cultural para o estado da Bahia”, detalhou João Carlos.

Também presente na ocasião, o secretário de Turismo do Estado Fausto Franco exaltou o instituto. “O Instituto tem a expertise e maestria para fazer este trabalho. E turismo precisa de cultura, que precisa de história, que precisa de povo, então nossa relação com Cairu só cresce”, pontua Franco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp