Cultura

IGHB promove live sobre o culto a Xangô nesta sexta

Divulgação/IGHB
Transmissão ocorre às 17h, no canal do YouTube do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/IGHB

Publicado em 19/06/2020, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove nesta sexta-feira (19), às 17 horas, a live “Xangô, São João e as fogueiras de Junho”. A transmissão acontece no canal do YouTube do instituto.

O objetivo do encontro, que vai reunir os professores Ricardo Aragão, Gildeci Leite, Pai Raimundo de Xangô, com mediação da professora Maria Alice Silva, é tratar do culto ao Orixá Xangô/Inquice Zazi e do porquê de alguns o festejarem no mês de junho e acreditarem que a fogueira o aproxima de São João Batista.

Para o associado do IGHB e professor Gildeci Leite, a live será uma oportunidade de o público conhecer mais sobre as relações sincréticas e paralelísticas entre Xangô e os santos católicos, mais especificamente aqueles festejados durante o período junino.

“Entre as relações serão discutidas especificidades das representações do fogo e seus significados para Xangô, São João e São Pedro. A intenção é conversar sobre como o povo de axé festeja Xangô e os santos juninos ora de forma separada, ora de forma integrada, preservando, sempre, simbologias do fogo”, explica.

Outra abordagem que será destacada é a do professor Ricardo Aragão, sobre o conceito de Cosmopolítica Bantu e sua relação com o candomblé Angola. Na sequência, o Pai Raimundo de Xangô, do Centro Umbandista Paz e Justiça, falará sobre o orixá do fogo e da justiça, Xangô - que, no sincretismo religioso, está relacionado aos santos católicos São João e São Pedro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp