Cultura

Baiano é o primeiro brasileiro a vencer concurso internacional de foto da Sony

Arquivo pessoal/Matheus Leite
Com o ensaio “Afrocentrípeta”, Matheus Leite retrata a época do tráfico negreiro no Brasil  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal/Matheus Leite

Publicado em 12/09/2020, às 12h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O baiano Matheus Leite, 29 anos, é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio National Awards, do Sony World Photography Awards. A paixão pela fotografia surgiu apenas há 8 anos, após a morte do pai, vítima de aneurisma. “Não ter nenhuma foto com meu pai é algo muito dolorido”, disse ele em entrevista à Revista Galileu.

Os grandes incentivadores para Matheus descobrir a fotografia foram os amigos. “A fotografia virou meu refúgio financeiro e artístico, um modo de colocar as coisas para fora”, contou.

O trabalho dele foi premiado e escolhido entre mais de 190 mil imagens inscritas. Com o ensaio Afrocentrípeta, feito nas Dunas de Diogo, no litoral norte da Bahia, Matheus procurou retratar a simbiose e metamorfose inter-raciais no Brasil durante o período do tráfico negreiro.

“Sempre me incomodou muito o fato de ver todo mundo no mesmo envelope ‘africano’, quando, na verdade, a África tem mais de 50 países”, disse. “Queria questionar essa homogeneidade dada pelo senso comum, mostrando as fissuras e as diferentes perspectivas inter-raciais”

Como nunca recebeu educação formal em fotografia, Matheus ficou surpreso com a notícia de que havia ganhado o prêmio. “Há quatro anos eu acompanhava o site do concurso, foi minha primeira referência para buscar inspiração de fotógrafos mundo afora, mas eu nunca tinha me inscrito, porque achava que era um outro patamar” (...) “Me inscrevi meio de gaiato, nem falo inglês, fiquei muito surpreso e honrado em vencer”, concluiu.

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp