Cultura

Exposição com obras de Eliana Kertész ganha versão virtual

Tácio Moreira/Metropress
“Fartura e Abundância” poderá ser visitada em experiência 360º online  |   Bnews - Divulgação Tácio Moreira/Metropress

Publicado em 02/09/2021, às 10h22   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A exposição “Fartura e Abundância" montada com obras da artista plástica Eliana Kertész ganhou uma versão virtual com uma experiência 360º. O site pode ser acessado desde o dia 02 de setembro e ficará disponível por tempo indeterminado. 

Antes, as obras da artista estavam expostas no Palacete das Artes no bairro da Graça, em Salvador, desde dezembro de 2019. A exposição, contudo, precisou ser interrompida em razão das medidas restritivas causadas pela pandemia. “A exposição interrompida antes do previsto pela pandemia, encontramos esse formato de eternizar e manter a mostra aberta virtualmente”, explica Chico Kertész, filho da artista, sobre a decisão de criar o formato virtual da exibição. 

A exposição dá destaque à marca registrada de Eliana. Símbolo de Salvador, as 'gordinhas' ganharam destaque na mostra, com esculturas das mais variadas formas e tamanho. A exposição conta ainda com vídeos e depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida de Eliana.  Desde abril deste ano, uma das peças esculpidas pela artista está dando as boas vindas a quem passa pelo aeroporto de Salvador. A obra, que celebra a vida das mulheres brasileiras, completou vinte anos.

Curador da exposição, Gringo Cardia ressaltou que o trabalho da baiana reforça um discurso de liberdade. “O parâmetro principal da vida dela era a liberdade. Vivemos no momento que temos que ter liberdade e ela era uma pessoa sem culpa, dizia que não era certinha, que não era boba, que adorava o imperfeito. Quando você quer a perfeição, você vira um robô. É uma exposição sobre o amor, sobre a vida”, afirmou em entrevista à Rádio Metropole, à época do lançamento da exposição. 

Eliana Kertész faleceu em 2017, e deixou um importante legado para Salvador, cidade em que atuou também como vereadora. Entre uma das suas obras mais famosas está o monumento “Meninas do Brasil, conhecido como as “Gordinhas de Ondina”, que se tornou ponto turístico da capital da Bahia.

Matérias relacionadas:

Pesquisador descobre sete músicas inéditas de Belchior em arquivos da ditadura

Eletrobras vai distribuir R$ 9 milhões para projetos culturais no pais

Gerônimo critica ‘fuga’ do público durante chuva em evento-teste: ‘Povo de Salvador é de papel’

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp