Cultura

Baianos comemoram Dois de Julho nas ruas

Imagem Baianos comemoram Dois de Julho nas ruas
Evento foi marcado por protestos e presença da população no cortejo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/07/2012, às 17h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Esta segunda-feira (02) é dia de festa na Bahia, que comemora a Independência do estado. A data cívica está entre as comemorações mais importantes para o estado, pois marca o fim da guerra que os baianos travaram contra os portugueses, para se libertar do domínio da Coroa. De acordo com os relatos históricos, no dia 2 de julho de 1823, quase um ano depois de D. Pedro I declarar a Independência do Brasil, as tropas baianas entraram vitoriosas na cidade do Salvador.


O desfile que revive parte da história da Bahia foi marcado por protestos pacíficos, manifestações, desfile de fanfarras e de escolas públicas. Entre os manifestantes estavam os professores da rede estadual de ensino, que estão em greve há mais de oitenta dias. Também se juntaram aos protestos dos professores, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, do Judiciário, funcionários do IBGE, representantes do SindHoteis, entre outros trabalhadores.


Mas não foi só protesto que marcou o desfile de Dois de Julho, que estava bem mais movimentado que no ano anterior, as famílias baianas também comparecem ao evento. "Quando eu era criança meu sempre me trazia e hoje trouxe a minha filha comigo, disse um comerciante que levou a filha de seis anos ao evento. Além dele, vários baianos assistiam o desfile do alto de suas janelas.



Programação Dois de Julho
No início da tarde de hoje, acontece uma homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência, durante pronunciamento feito pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Pedro Godinho.

Já as 15h30, começa um novo Cortejo Cívico. E às 16h30 está prevista a chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.

Ainda são esperados para esta comemoração o hasteamento das Bandeiras, a colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho, a execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, o acendimento da Pira do Fogo Simbólico,  e a execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército,  Aeronáutica e Polícia Militar, com a presença das autoridades.

Às 18h está previsto o XXI Encontro de Filarmônicas, no Campo Grande.

Matéria originalmente publicada às 12h41 do dia 02/07.

Fotos: Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp