Cultura

Olodum está fora do Afródromo

Publicado em 17/11/2012, às 16h18   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


FacebookTwitterWhatsApp

O Afródromo, projeto incentivado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown, não irá contar com a participação do Olodum. De acordo com o presidente da entidade carnavalesca, João Jorge, após tomar conhecimento do projeto, o Olodum preferiu ficar de fora da iniciativa.

“Desfilamos na Barra, somos o primeiro bloco do domingo e não temos interesse em participar do Afródromo. Queremos que os circuitos da Barra e do Campo Grande sejam democráticos com os blocos afoxés e afros”, declarou João.

A não participação de um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador no projeto é visto como uma perda por parte de outras entidades que irão participar como, por exemplo, o Ile Aiyê. “É uma pena o Olodum não participar, eles têm as razões deles. Desde o início foram convidados, mas não se interessaram. Consideramos uma perda, já que o Olodum é um dos grandes blocos, das grandes agremiações. Gostaríamos muito que eles participassem também”, declarou o Vovô do Ilê Aiyê, um dos fundadores do tradicional bloco. Ainda, segundo Vovô, a inclusão da “pérola negra” da Bahia no Afródromo, não irá alterar a programação do bloco nos seus desfiles já tradicionais.

Para o presidente da Liga dos Blocos Afro, Alberto Pita, o projeto não irá enfraquecer sem a presença do Olodum. “Se o Olodum participasse seria bacana, mas é uma prerrogativa deles. Respeitamos, mas é lógico que se o Olodum tivesse no Afrodrómo seria bom, é uma entidade de tradição e que acrescentaria muito ao projeto”, disse Alberto. Ainda, de acordo com o presidente da Liga, há uma expectativa da inclusão do Olodum, já que o Carnaval é em Fevereiro e “lá na frente tudo pode acontecer”.

Nota originalmente postada às 16h20 do dia 16

Entenda o projeto:

Afródromo: "Este projeto é capaz de unir todas as forças políticas"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp