Cultura

Iemanjá: fiéis passam mal e lotam posto de saúde

Imagem Iemanjá: fiéis passam mal e lotam posto de saúde
Desidratação é o prinicpal fator do mal estar de quem foi à festa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/02/2013, às 08h50   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Milhares de pessosas foram reverenciar a Rainha das Águas, Iemanjá, neste sábado (2). Mas, o sol que prevalece na capital baiana está levando muitos fieís ao posto de saúde localizado no circuito da festa. O atendimento está tão movimento que o responsável pelo posto - que não teve tempo de se identificar, disse á equipe de reportagem do Bocão que não havia como passar informações já o movimento de pessoas que estavam procurando atendimento é muito alto. Desidratação é o prinicpal fator do mal estar de quem foi à festa.

Todo o balanço da festa poderá ser adquirido na 7ª Delegacia, quie até o momento não registrou nenhum caso grave de violência. Apenas pequenos furtos constam na lista de ocorrências da polícia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou um posto médico no Largo da Mariquita, que contará com uma equipe formada por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, atendendo das 7h do sábado até o final dos festejos. Ao lado do posto, uma ambulância do Samu ficará a disposição para transferência de pacientes com casos mais graves.

A Guarda Municipal disponibilizou 40 profissionais no apoio à Semop nas atividades de fiscalização do comércio informal e manutenção da ordem pública, além de mais 16 profissionais no apoio a SMS para garantir as atividades do posto montado no Largo Mariquita, além de proteger o patrimônio público. Policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros e da 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, também vão trabalhar para garantir a segurança e a tranquilidade da festa.

Programação - O cortejo marítimo, com 350 embarcações, sai às 15h30, no sábado (2), para entregar os presentes para Iemanjá em alto-mar. Desde o ano passado, trios elétricos e qualquer outro tipo de carro de som estão proibidos de desfilar durante a festa. As celebrações começam, no entanto, nesta sexta-feira (1°), às 18h, e seguem durante toda a madrugada para a entrega das oferendas, na Colônia de Pescadores Z-1.

Às 22h30, os devotos se dirigem ao Terreiro Oxóssi de Ojimirim, na Federação, que estará de portas abertas para as obrigações religiosas. Já às 3h, será oferecido um presente para Oxum, rainha das águas doces, no Dique do Tororó. A festa será aberta oficialmente às 5h, com uma alvorada de fogos e com a chegada do presente principal, oferecido pelos pescadores, que todo ano é uma surpresa. O cantor e compositor Carlinhos Brown acompanha a chegada do presente principal com percussionistas que dão um toque musical ao festejo.


Com informações do repórter Leonardo Santana
Nota originalmente postada às 14h55 do dia 2

Veja galeria de fotos no site

Foto: Roberto Viana // Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp